Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DINÂMICAS DE LEITURA

 1. NÃO REPITA A INFORMAÇÃO
a) O Professor solicita que cada aluno da turma fale uma informação do texto;

b) O Professor esclarece que as informações não poderão se repetir; assim, na seqüência da apresentação de informações pelos alu­nos, cada um deverá falar uma nova infor­mação do texto, ou seja, uma informação diferente das apresentadas, anteriormente, pelos colegas.

 Observações: 1º ) Considerando que, nesta Dinâmica, a infor­mação dada por cada aluno deverá ser dife­rente da dos colegas que falaram anteriormente, caso o Professor observe que, num dado momento, fica difícil aos alunos apresentarem uma nova informação, ele poderá encerrar a Dinâmica;
 2ª) O Professor poderá fazer comentários sobre as informações apresentadas;

3ª) Professor e alunos poderão comentar a expe­riência, observando contribuições à aprendi­zagem e manifestando percepções pessoais.

2. CONSEGUE REPETIR?
a) O Professor faz perguntas sobre o texto a um aluno; o número de perguntas poderá ser de duas a quatro, e o aluno responderá oralmente, à medida que forem sendo formuladas;
 b) O Professor solicita a outro aluno que repita as perguntas formuladas pelo Professor e as respostas do colega. Este aluno poderá, também (a critério do Professor), fazer, ao final, um comentário, uma apreciação pessoal, seja quanto ao conteúdo, seja quanto à forma (clareza, objetividade etc.) de expressão das respostas. Observações:
 1º) Dependendo do Professor e do tipo de texto e questões (dependendo, enfim, das circunstâncias) o Professor poderá apresentar mais de quatro perguntas;
 2ª) O Professor poderá dar continuidade a toda a Dinâmica, apresentando outras perguntas;
 3ª) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais. 3. QUE VOCÊ DIZ?
 a) O Professor solicita a um aluno que comple¬te, livremente, com suas idéias, a frase: - "O que o texto me diz: ... ";
 b) O Professor solicita a um segundo aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: - "O que eu digo ao texto: ... ";
 c) O Professor solicita a um terceiro aluno que, dirigindo-se aos colegas anteriores, complete, livremente, com suas idéias, a frase:
Publicado em: fevereiro 22, 2008

Atividades com leitura


A aula de leitura não precisa repetir o modelo tradicional de um texto acompanhado de perguntas que, muitas vezes, não envolvem nenhum esforço cognitivo e fazem com que os alunos achem a aula monótona e artificial. Veja, abaixo, alguns tipos de atividades que podem tornar sua aula mais interessante.

Classificar elementos de um texto
Colocar eventos em ordem
Colocar parágrafos/frases em ordem.
Combinar um conjunto de títulos com um grupo de pequenos textos
Comparar textos sobre um mesmo assunto
Comparar textos e gravuras
Completar um diagrama após a leitura de um texto
Completar um texto
Completar ou construir um mapa semântico após a leitura de um texto.
Dar título a um texto
Desenhar para ilustrar um texto
Escrever carta ao editor após ler um texto de jornal ou revista
Fazer anotação das idéias principais
Fazer inferências
Fazer previsões
Fazer resumos
Fazer um diagrama indicando relações entre personagens, eventos, itens de um texto etc.
Identificar a idéia principal ou idéias principais
Identificar o que é fato e o que é opinião
Localizar e sublinhar partes do texto
Localizar um número X de erros introduzidos em um texto
Mudar o final de um texto
Ordenar uma seqüência de gravuras
Os alunos lêem textos diferentes e depois se reúnem para compartilhar informações
Procurar informações específicas
Realizar exercícios diversos de retextualização (ex. versão moderna de um conto de fadas)
Responder a questões de múltipla escolha
Segmentar o texto em unidades de significado

3 comentários:

  1. Fantástico, essas dicas no final, muito obrigado, utilizá-las hoje mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, essas dicas no final, muito obrigado, utilizá-las hoje mesmo...

    ResponderExcluir