Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Eeeeeeu sou brasileeeiro

Carta a Joe Sharkey do New York Times

Meu caro Joe Sharkey
Como o senhor tem coragem de afirmar que o sistema de controle aéreo brasileiro não presta e não é confiável?
Justo o senhor que vive na cidade de Nova York que foi testemunha de uma das maiores burradas no tráfego aéreo da história da humanidade.
Foi em sua Nova York , no seu infalível Estados Unidos, que dois Boeings 767s entraram nas Torres Gêmeas sem que nenhuma providência fosse tomada.
Ainda o primeiro vai lá, ninguém podia imaginar aquela loucura. Mas o segundo atingiu a outra torre "muitos" minutos depois. E o que o seu magnífico sistema de tráfego aéreo fez para evitar isso?
O pior de tudo é que outro Boeing conseguiu invadir sua capital e atingir o prédio do "Pentágono" sem que nada fosse feito. E um quarto avião iria atingir o Capitólio se não fossem os supostos bravos passageiros.
Diga meu amigo, o sistema de controle aéreo brasileiro é que é precário ? O brasileiro é que é incompetente?
Que americano se acha dono do mundo e da verdade isso todos já sabem. Mas o senhor que é uma pessoa culta e que trabalha para um jornal como New York Times, deveria ao menos ter bom senso. Deveria ter aproveitado a chance de ficar quieto. Ainda mais depois que foi abençoado com um milagre e escapou da morte por pouco. Será que nem isso fez seu coração americano amolecer, não é mesmo?
Quer dizer que o Brasil é selvagem e você teme pela integridade física dos seus pilotos? Lembre-se meu amigo que são vocês, comedores de hamburguers, que matam pessoas adoidado no Iraque só pra garantir gasolina em seus carros. E não a gente.
São vocês que nos obrigam a tirar os sapatos e cintos numa situação quase humilhante nos seus aeroportos, graças a incompetência do seu sistema de segurança que foi incapaz de detectar dezenas de terroristas armados com facas entrando em seus aviões.
Faça um favor a todos nós brasileiros, não volte mais pra cá. Fique aí na sua terra, fazendo sua guerra, falando besteira e votando no Bush.
Atenciosamente,
Sérgio Scarpelli 
(Redator da TBWA e premiado nos principais festivais de propaganda - nacionais e internacionais. Também produz e apresenta o programa Jazzmasters na Rádio Eldorado FM (92,9 MHz - SP) e rede.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário