Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Por que ler?

Por que ler?

Não consigo imaginar minha atividade docente sem a leitura de bons livros. Adoro ler e sempre estou me aprimorando nesse quesito. Atualmente estou lendo Usina de José Lins do Rego, obra que faz parte do Pré Modernismo Brasileiro, pré requisito para  entender o que foi o Movimento Modernista Brasileiro.
antes desse livro li Morte em Veneza de Thomas Mann e antes li Dublinenses de James Joyce. Penso que os livros são parte integrante do meu trabalho pedagógico e da minha vida. É a parte que me cabe nessa descoberta de quem eu sou, na busca de mim mesma. Não há quem possa dizer que nunca teve contato com livros em sua vida escolar, em sua infância. Nós, educadores, temos o dever de incentivar e encontrar formas de resgatar este gosto pela leitura. Nós só conseguiremos transmitir a nossos alunos este prazer se acreditarmos em sua importância e se, realmente, tivermos este hábito. Os alunos percebem quando nossas atitudes condizem com nosso discurso. Não adianta falar para eles que ler é importante se o aluno perceber que nós professores temos um discurso vazio, ou seja, não vivemos o que pregamos.
Peço a Deus força a fim de que eu não desista de sonhar com um país de leitores e dê minha pequena contribuição fazendo o que sei fazer: estimulando meus alunos a ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário